A topografia interfere no custo da construção

A topografia do terreno interfere no custo da construção e nas suas possibilidades arquitetônicas.

Ao escolher um terreno para a edificação de uma casa, deve-se levar em conta diversos aspectos que poderão influenciar o custo e o tipo da construção que o terreno comporta. Entre os fatores a que se deve ficar atento estão: localização; legislação; aspectos físicos; infraestrutura; preço; e documentação.

Aqui nos deteremos nos aspectos físicos do terreno. No que diz respeito a este item um fator que tende a apresentar grande interferência no custo da construção e nas possibilidades arquitetônicas é a topografia.

Topografia

De origem grega a palavra é a união de dois termos: topos (lugar) e grafia (descrição). Desse modo, pode-se entender topografia como uma descrição pormenorizada de um terreno, de uma região, contendo todos os seus acidentes geográficos.

A topografia tem aplicação em diversas áreas, entre as quais: mapeamento topográfico e cartográfico; medição de propriedades rurais e urbanas; geologia; oceanografia; urbanismo; e construção civil.

No que se refere especificamente ao setor de construção civil, a topografia está presente em diversas etapas da construção, desde planejamento e projeto até a execução e pós-obra.

No momento em que é tomada a decisão de comprar o terreno, a topografia se faz muito necessária ao comprador. Isto porque através de um levantamento planialtimétrico, – uma das divisões da topografia – ele toma ciência das dimensões exatas da propriedade (área e perímetro). Assim verifica se as medidas indicadas pela escritura conferem com as medidas reais. A partir desses dados, é possível analisar se o preço estipulado pelo terreno está de acordo com o preço ditado pelo mercado.

Quando se analisa topograficamente o terreno é possível observar três tipos de topografia:

  • Plana: a frente e o fundo do terreno estão no mesmo nível da rua.
  • Com aclive: o nível do fundo do terreno é mais elevado do que o nível da rua.
  • Com declive: o nível do fundo do terreno é mais baixo do que o do nível da rua.

Influência da topografia no preço do terreno

Como destacado, a topografia interfere bastante no custo da construção. Terrenos planos costumam ser mais caros que terrenos irregulares (com declive ou aclive). No entanto, se forem adicionados os custos da obra, os terrenos irregulares acabam apresentando um custo maior que os terrenos planos.

A fim de melhor aproveitar o terreno irregular, faz-se necessária a contratação de engenheiro e/ou arquitetos. Porque estes profissionais pensarão em soluções de projeto que podem não passar por grandes cortes de terra ou aterros. Contudo, para isso, será preciso a utilização de estruturas de contenção e drenagem. Dessa forma, a escolha pelo terreno irregular se tornará mais custosa do ponto de vista financeiro.

Influência da topografia no projeto construtivo

Terrenos planos permitem solução horizontal de todos os compartimentos. Entretanto, terrenos irregulares, acidentados, possibilitam visuais mais interessantes. Com um bom projeto arquitetônico é possível aproveitar o desnível do terreno e assim construir uma casa com diferenças de nível de piso, coberturas irregulares etc.

Entre os terrenos irregulares, o terreno com aclive leva certa vantagem em relação ao terreno com declive. Porque, além de permitir que parte da frente se conecte diretamente à via pública, facilita os escoamentos das águas pluviais e dos esgotos. Assim dispensa o emprego de máquinas elevatórias. Como o fundo do lote é mais elevado que o nível da rua, as edificações levantadas nesse tipo de terreno acabam por se destacar visualmente.

Lotes em declive, por sua vez, propiciam construções que privilegiam a privacidade dos moradores. Dessa maneira, é possível realizar projetos em que os quartos, quintal e área fiquem situados abaixo do nível da rua.

Segurança

Quando se pensa terrenos com inclinações surge o temor de deslizamentos. Nada que não possa ser evitado com uma preparação e acompanhamento adequado de um engenheiro.

Entre as soluções técnicas encontradas pelo profissionais no sentido de prevenir deslizamento estão patamares e taludes.

By | 2020-02-28T15:57:31+00:00 28 de fevereiro de 2020|Arquitetura, Construção, Mercado imobiliario|

Deixar Um Comentário

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.