Prós e contras da cozinha americana

Para quem adquire casa ou apartamento com metragem reduzida, a cozinha americana tem se mostrado – há décadas – uma boa solução a fim de passar a impressão de um ambiente mais espaçoso. Porque nesse tipo de construção as paredes que separam a cozinha da sala são total ou parcialmente eliminadas, fazendo com que os dois cômodos se tornem um só. A divisão entre os ambientes costuma ser realizada apenas por uma mesa ou balcão.

Além de tornar a habitação mais ampla, a cozinha americana apresenta diversos outros pontos positivos.

Vantagens da cozinha americana

  • Otimiza circulação de pessoas:

Trata-se de uma característica que decorre diretamente do aumento de espaço, pois sem a parede que separa a cozinha e a sala os moradores podem trafegar mais livremente, aumentando a sensação de conforto

  • Aumento da interação entre os moradores:

A pessoa que realiza as atividades culinárias não fica isolada na cozinha, assim ela pode assistir à televisão da sala e conversar com familiares que também estejam no cômodo e também pode esperar confortavelmente sentada no sofá até que a comida fique pronta, sem correr o risco de queimá-la.

A mesa ou o balcão que normalmente separam os dois ambientes torna a interação ainda maior, pois o móvel é utilizado como ponto de apoio para comer ou bebericar, enquanto se conversa com amigos, por exemplo, deixando o clima mais descontraído.

A cozinha americana permite ainda a quem tem filhos ficar de olhos nas crianças sem descuidar do preparo das refeições.

  • Melhor aproveitamento da luz natural:

A luz que incide das janelas da sala se encontra com a luz que entra das janelas da cozinha. Como consequência se tem um ambiente com mais claridade, trazendo também a sensação de mais espaço.

Por sua vez, mais luz natural acarreta o uso de menos luz artificial, resultando em economia de consumo de energia elétrica.

  • Torna o visual da casa mais estiloso:

Elegância e bom gosto podem estar presentes em qualquer tipo de construção. No entanto, a cozinha americana é uma grande oportunidade para que sua casa fique com aquele estilo que costuma estampar revistas de decoração. A integração entre os dois cômodos ressaltadas por pisos e móveis pode dar ao ambiente um visual mais conectado às tendências contemporâneas decorativas.

O mesmo padrão de cor na pintura, nos azulejos e até na mesa ou balcão que separa os ambientes é recomendado. As cores não precisam ser iguais mas devem combinar. Instalar pisos idênticos em ambos os cômodos reforçará a sensação de integração e amplitude. O morador pode investir em eletrodomésticos e outros utensílios como objetos de decoração.

A cozinha americana também possui pontos negativos. Abaixo elencamos alguns deles.

Desvantagens da cozinha americana

  • Falta de privacidade:

Se cozinhar é um ato que beira o sagrado e para preparar aquela refeição a pessoa precisa de tranquilidade, a cozinha americana pode ser um grande obstáculo. Afinal de contas, a parede que separa o ambiente da sala inexiste. Caso haja mais moradores, a interação se torna quase obrigatória.

  • Aumento da sensação de bagunça:

Esse quesito também está relacionado com a privacidade. A cozinha fica exposta. Se não estiver arrumada a sensação será de que todo o ambiente está meio bagunçado.

Na hipótese do morador não ter o costume de lavar a louça suja e limpar o piso da cozinha regularmente é melhor pensar duas vezes.

  • Menos espaço para guardar utensílios:

Com a diminuição do número de paredes reduz-se também os locais para instalação de armários. Consequentemente, há menos espaço para guardar os utensílios de cozinha.

A solução pode ser colocar prateleiras nas paredes ou utilizar outros cômodos da residência para armazenar os apetrechos.

  • Gordura e cheiro se espalham com mais facilidade:

Sem paredes e portas como barreiras, a fumaça e o cheiro originados do preparo de alimentos se espalham mais facilmente pelos demais cômodos da casa.

Assim, a gordura pode ficar impregnada no estofado e nas paredes e em outras superfícies. O morador precisará redobrar os cuidados com a limpeza do ambientes e até reformar ou trocar móveis com mais regularidade.

A instalação de uma coifa costuma resolver o problema.

Consulte um profissional

Antes de optar pela reforma a pessoa deve consultar um arquiteto ou engenheiro, pois nem toda residência comporta uma cozinha americana. Em alguns imóveis há paredes estruturais que não podem ser retiradas, sob risco de causar danos à edificação. Um profissional com qualificação específica atestará isso após verificar a planta.

By | 2019-10-21T13:53:50+00:00 21 de outubro de 2019|Arquitetura, Construção, Design, Mercado imobiliario, Reformas|

Deixar Um Comentário

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.