Saiba o que encarece a construção

Muitos querem construir e aproveitar os benefícios de um projeto feito para atender suas necessidades e gostos. Um dos principais desafios neste desejo está no custo de obra. Pontuamos aqui alguns itens que  encarece o custo da sua obra e explicamos como você pode evitá-los:

Falta de planejamento da obra 

Construir envolve muito dinheiro. Iniciar uma obra sem um planejamento e auxílio de um profissional da área é ainda mais caro e torna-se um grande erro, pois o planejamento é uma das etapas mais importantes para o sucesso da obra.

Um planejamento divide-se em muitas etapas, envolvendo todos os aspectos da obra e devendo ser pensado para que tudo ocorra com segurança, rapidez e economia. No entanto, se planejar nem sempre é o bastante para o surgimento de imprevistos, mas se preparar para os problemas mais comuns da construção é valido, para que possa ter ideia de como contorna-los.

Veja alguns pontos que precisam ser contemplados: 

  • Orçamento;

  • Escolha do terreno;

  • Projeto da planta da casa;

  • Regularização da obra;

  • Contratação de mão de obra;

Tendo metas de trabalho definidas, é possível evitar o atraso e melhorar o desempenho da equipe. Um bom exemplo de como não se planejar pode gerar custos altos é a compra de materiais em excesso, e até mesmo erro na contratação de funcionários, seja para mais ou para menos.

Falta de planejamento de custos

É comum ouvir histórias de obras que tiveram o custo mais alto do que o previsto. Acontece, por muitas vezes não haver planejamento de custos. É necessário que se faça um levantamento dos recursos financeiros em primeiro instante, tendo em vista a disponibilidade para investir, para assim planejar todos os custos da construção, evitando dores de cabeça futura.

Entretanto, o valor do material, contratações necessárias, cronograma da obra, prazo para conclusão de cada etapa do planejamento, possíveis imprevistos no andamento da obra e despesas inesperadas necessitam estar neste planejamento como uma reserva emergências.

Ausência de controle da compra de material

Os materiais a serem usados na construção possui papel fundamental para a qualidade da obra e custo final. Uma das formas possíveis para a economia na compra é realizar com antecedência a encomenda, além de pesquisas orçamentais.

Produtos em grande quantidade e com pagamento a vista gera chances de poder negociar o preço com a loja, no entanto é importante conferir a qualidade dos produtos a serem comprados, sendo essencial a ajuda de um profissional habilitado, pois um material ruim e barato pode gerar dores de cabeça em longo prazo.

A falta de controle com a quantidade de materiais a serem comprados gera maiores gastos, o excesso de material significa desperdícios, no entanto obter quantidades inferiores gera atraso de obra.

Contratar mão de obra não especializada

Ao erguer ou reformar uma casa no qual interfere na estrutura da casa, como parte elétrica ou hidráulica, é importante a contratação de arquitetos e/ou engenheiros. Uma dica interessante é contratar um bom escritório de arquitetura/engenharia, no qual será orientada sobre todo o planejamento de compra dos materiais necessários, e principalmente a contratação da equipe.

Executar por conta própria, além de não ser uma atitude inteligente, pode gerar alto custo além de comprometer a segurança de sua família. A construção de uma casa bonita e segura requer conhecimentos de uma equipe especializada.

Contratar um profissional mais barato com o intuito de obter economia, pode comprometer a qualidade do serviço prestado. Profissionais qualificados tendem a ser mais caro, no entanto sua produção é melhor. Os acabamentos geram total diferença na qualidade e custo da obra, uma vez que evitará atrasos e a necessidade de fazer reparos para corrigir erros.

A contratação de profissional com qualidade inferior poderá render prejuízos e dores de cabeça. Neste caso, o arquiteto/engenheiro poderá auxiliar alguém para realização da obra, indicando profissionais habilitados e de confiança.

O arquiteto além de ser o profissional responsável pela elaboração do projeto também poderá ajudar na compra dos materiais necessários além de elaborar o projeto legal, no qual garantir que a obra estará em conforme com todos os decretos, portarias e leis.

Saiba como escolher um escritório de arquitetura/engenharia

Um fator que pode tornar a construção mais tranquila e evitar muitos gastos é a contratação de um escritório de arquitetura/engenharia. Devendo levar um consideração à qualidade do portfólio do profissional, a discussão em relação ao orçamento, pois nada adianta ter um bom projeto e pouco orçamento disponível para a prática da obra.

Profissionais da área costumam ter desconto em lojas especializadas em materiais de construção e decoração, tal benefício é conhecido como reserva técnica, no qual muitos arquitetos repassam esse desconto aos clientes.

Vale ressaltar que cada profissional poderá definir os preços de seus serviços, no entanto o CAU e o CREA disponibilizam uma tabela que poderá ser usada para conhecimento dos valores dos serviços acerca do valor justo.

Não adotar práticas sustentáveis

Uma construção do zero pode ser totalmente executada para aproveitar ao máximo os recursos naturais e também reduzir gastos futuros, no qual algumas atitudes podem ser tomadas fase de planejamento:

  • Construir janelas grandes contribui para a melhora da iluminação natural;

  • Priorizar a construção de um jardim, de preferência com árvores, na propriedade;

  • Utilizar um sistema de captação da água da chuva;

  • Optar pelo aquecimento solar;

Deixar o cronograma de obra cair no esquecimento

Ter um cronograma de obras é ter uma lista atividades que necessitam ser efetuadas para realizar a construção da casa, do início a entrega final. Este documento possuirá todo o planejamento realizado, além de contribuir para a organização de etapa da obra.

É de fundamental importância estipular o tempo de duração de cada etapa, de forma que não que as funções não sejam executadas de forma rápida, mas que também não demore além do necessário.

Como ressaltado anteriormente, o cronograma de obra não impossibilita que ocorram imprevistos, no entanto é possível diminuir os efeitos negativos dos problemas e fazer com que a obra ande. Os atrasos de obra geram aumento de custo, sendo assim importante o acompanhamento dos prazos definidos.

A construção da casa dos sonhos é possível, e traz muitas vantagens em relação á compra de um imóvel pronto desde a escolha dos materiais. Como visto, as etapas de construção é um processo complexo que exige esforço e paciência para dar certo, e o planejamento é um dos maiores fatores para conseguir reduzir ao máximo o custo de obra para alcançar o resultado esperado.

FONTE:  Gramaglia.

By | 2018-05-07T10:41:11+00:00 abril 27th, 2018|Construção|

Deixar Um Comentário

ORÇAMENTO VIA WHATSS APP

Quer projetar ou construir uma casa ?

ENVIAR MENSAGEM 
 
11 98127-6395
close-link
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.