A importância do projeto arquitetônico na obra

O projeto arquitetônico é extremamente importante para a obra, sendo o ponto inicial para o desenvolvimento de uma construção bem planejada. Através dele é feito um levantamento do terreno, aproveitando sua geografia para que haja redução de custos com terraplenagem, além de aproveitar melhor os ambientes, visando facilidade na utilização do dia a dia, buscando uma ventilação e orientação solar mais adequada para um melhor conforto e com aberturas que priorizam paisagens, além da boa aparência para a satisfação do cliente.

A necessidade de um profissional de arquitetura de qualidade se faz presente, pois é ele quem possui capacidade técnica de reunir as informações do local, conhecimento da legislação do lugar e compatibilizar com as necessidades do cliente, tornando a obra um empreendimento eficiente.

A partir do projeto arquitetônico, tem-se um planejamento prévio que permite inclusive em economia no momento da construção. É importante conhecer bem o arquiteto e o estilo com que ele trabalha. Se atente ao valor cobrado e seja cauteloso no momento da contratação, lembrando que o barato pode sair caro futuramente.

Para que haja um conhecimento mais aprofundado sobre o serviço de um arquiteto, citaremos as etapas do projeto:

  • Estudo preliminar:

    No estudo preliminar é feito um levantamento de dados, buscas de necessidades do cliente e um estudo de viabilidade.

  • Anteprojeto:

    É a etapa que se consolida o estudo preliminar, caracterizando a edificação e realizando a aprovação na Prefeitura local. O anteprojeto engloba: estudo preliminar, anteprojeto e o projeto aprovado.

  • Projeto básico:

    É a fase em que se apresenta a planta com os ambientes detalhados, cortes, fachadas e processo construtivo. Com o projeto básico é possível ter uma prévia de custo.

  • Projeto executivo:

    Trata-se de todas as informações detalhadas necessárias para a que o desempenho da obra ocorra de forma eficiente. Além do projeto básico, há o detalhamento de: projetos construtivos, lista materiais utilizados, acabamentos, esquadrias e telhado com o memorial descritivo.

Fontes: Reforma Fácil e Engenharia Concreta.

By | 2018-05-07T10:41:12+00:00 janeiro 23rd, 2018|Arquitetura, Construção|

Deixar Um Comentário

ORÇAMENTO VIA WHATSS APP

Quer projetar ou construir uma casa ?

ENVIAR MENSAGEM 
 
11 98127-6395
close-link
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.