Equipamentos para piscina e suas funções

Neste post vamos explicar um pouco sobre os equipamentos de piscina, tais como filtros, motobombas, ozonizador, iluminação e outros.

Os equipamentos de uma piscina podem ser divididos em 3 categorias:

  1. Limpeza e tratamento da água
  2. Aquecimento
  3. Iluminação

Os equipamentos mais comuns na casa de máquinas de uma piscina são o FILTRO e a MOTOBOMBA.

Uma vez instalados esses equipamentos, vale esclarecer cada uma das funções do FILTRO:

Filtrar- A água da piscina passa pelo interior do filtro, que nada mais é que um tanque que contem em seu interior elementos filtrantes, tais como a areia, cuja função é reter as impurezas. O filtro é dimensionado conforme o tamanho da piscina e o tempo necessário para ele filtrar o volume total de água da mesma.

Retrolavar – A operação RETROLAVAR deverá realizar-se quando o meio filtrante (areia) estiver saturado por acúmulo de sujeira. Isto ocorrerá após diversos ciclos de filtragem da água.

Pré-filtrar – Procedimento rápido que tem como objetivo retirar sujeiras que possam ter ficado nos filtros após o processo de RETROLAVAGEM e para evitar que essas voltem para a piscina.

Recirculação – Trata-se de um procedimento recomendado para misturar os componentes químicos na água após aplicá-los. Esse é muito importante, uma vez que alguns produtos químicos não podem passar pela areia do filtro, pois corre o risco de prejudicar o meio filtrante.

Drenagem – Procedimento de esvaziamento da piscina para realizar limpeza do fundo, por exemplo. No processo de drenagem, a água é descartada no esgoto, e a piscina deve ser cheia novamente após a limpeza.

Fechamento – Operação recomendada para localização de vazamentos ou problemas na tubulação — também recomendada para períodos em que a piscina ficará desativada por muito tempo. Ajuda a evitar criadouros para o mosquito da dengue e outras doenças relacionadas à água parada.

Para que serve o Ozonizador ?

O OZONIZADOR, assim como o cloro tem um grande poder antibactericida e de combate às impurezas da água. Seu funcionamento baseia-se na conversão de moléculas de oxigênio em moléculas de ozônio. Esse equipamento trás algumas vantagens:

  • Não altera a alcalinidade e o pH da água;
  • Reduz muito a possibilidade de irritação da pele e dos olhos;
  • Deixa a água com aspecto mais limpo e bonito, entre outros.

Vale lembrar, que ao utilizar o OZONIZADOR, eliminamos o tratamento químico convencional, com cloro granulado.

Quando falamos de equipamentos para piscina, não podemos deixar de falar dos equipamentos de aquecimento da água que são:

Placas Solares – O coletor solar, é uma fonte de energia renovável e não poluente. Desenvolvido especialmente para trabalhar no aquecimento de piscinas com total praticidade e economia. Funciona com um conjunto de mangueiras coletoras que captam a radiação solar para aquecimento da água que encontra-se armazenada nos seus perfis. A liberação da água aquecida para a piscina acontecerá com o bombeamento automático da água por um controlador diferencial de temperatura.

Trocador de calor – O Trocador de calor aquece a água através de um sistema de passagem, a água fria da piscina passa por dentro de um tubo que é revestido por outro tubo. O tubo externo transmite o calor para o tubo interno onde a água passa, dessa forma a água aquecida volta para piscina. Uma vez a piscina aquecida, o trocador de calor trabalha somente para manter a temperatura da água, dessa forma há uma grande economia de energia elétrica.

Temos ainda, os equipamentos de iluminação, geralmente em LED, que hoje em dia estão muito acessíveis a quem vai construir uma piscina, pois com o passar dos anos, seu custo foi caindo significativamente.

Quando for construir uma piscina, consulte-nos em www.igorgalves.com.br

 

Fonte:
www.poolrescue.com.br

www.sodramar.com.br

By | 2018-05-07T10:41:11+00:00 janeiro 23rd, 2018|Materias, Reformas, Tecnologia|

Deixar Um Comentário

ORÇAMENTO VIA WHATSS APP

Quer projetar ou construir uma casa ?

ENVIAR MENSAGEM 
 
11 98127-6395
close-link
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.