Comprar Casa Pronta ou Construir

Quando começamos a ir em busca do sonho da casa própria, surgem muitas duvidas e uma delas é o que seria melhor:

  1. A compra de um lote (terreno) e posteriormente a construção da casa?
    ou
  2. Comprar uma casa pronta ?

A decisão é difícil, porém há alguns fatores que podem ser analisados para facilitar essa escolha.

Opção 01 – Construir

Quem opta pela compra do lote vazio e resolve construir o imóvel por conta própria poderá acompanhar a obra por todo o seu processo de construção, podendo fazer o projeto arquitetônico de acordo com seus gostos e necessidades, desde as dimensões desejadas, até gostos de design e escolha de materiais a serem aplicados.

O lado positivo de escolher um terreno para construir, é que pode-se avaliar questões como: a topografia, levando em consideração a adaptação e custo com terrenos declive; Localização, se possui proximidade de escolas, hospitais, bancos, restaurantes, etc; A infra-estrutura local, se ha energia, água, esgoto, internet, etc; A segurança, analisando a possibilidade de falar com vizinhos ou até mesmo pesquisas em internet; E acessibilidade do local.

Ao se decidir construir uma casa, necessita-se atuar junto ao engenheiro ou arquiteto, sempre administrando a construção para que fique da maneira que desejou, com garantias contratuais, sem problemas com mão-de-obra (uma vez que ao contratar um arquiteto ou engenheiro a responsabilidade pela mão-de-obra passa a ser do profissional) e, de modo que no final da obra não seja necessário refazer etapas.

Os prós e os contras devem ser sempre analisados CASO A CASO.

Após a escolha do terreno, poderemos seguir adiante com a construção do jeito que sonhamos.

> Economia

O fator econômico é um dos mais importantes ao decidir construir uma casa, pois é possível economizar cerca de 30% a 40% em relação à compra de uma pronta, além de obter valorização que ocorre após a obra.

Tal economia possui certo peso, pois com o investimento em uma casa já pronta você provavelmente poderia comprar o lote vazio, fazer a construção e ainda teria a probabilidade de sobrar dinheiro ao final da obra, podendo construir no seu tempo e de acordo com o que pode gastar.

O lado negativo quando comparamos as duas possibilidades, é o fato de que ao optar por construir, o proprietários demorará de 6 a 12 meses para ter seu imóvel pronto.

Dessa maneira, é interessante conhecer bem quem lhe prestará os serviços, contratando um profissional da área (engenheiro ou arquiteto), para realizar:

  • O projeto arquitetônico;
  • Os projetos complementares (estrutural, hidráulico e elétrico);
  • O gerenciamento a obra;
  • A Execução da obra, para assim se responsabilizar para que haja um andamento da obra.

 

Os prós e os contras devem ser sempre analisados CASO A CASO.

Opção 02 – Comprar pronta

Como já dito acima, comprar um imóvel já pronto é uma excelente opção para quem possui pressa para se mudar. Se há a necessidade de mudança urgente do lugar onde reside comprar uma casa pronta poupará tempo e estresse com os contratempos de obras e o tempo gasto com ela.

No entanto, encontrar um imóvel que seja perfeito e que atenda a todas as necessidades da família vem a ser um dos fatores negativos, pois raramente se encontra uma casa já construída por outra pessoa que se adeque a outro perfil familiar.

Outro ponto negativo é ter que ficar à mercê das grandes variações de valorização. Quando se trata de financiamento, o problema está nos juros altos. Uma residência pronta, por exemplo, pode custar cerca de 30% a 40%  a mais do que uma a ser construída.

Somados todos os esclarecimentos acima, concluímos que, sempre vai valer a pena fazer uma construção nova, ou seja, CONSTRUIR. No entanto isso significa, aguardar o tempo de construção (cerca de 9 a 12 meses) e dedicação na tomada de decisões durante a obra, tais como a escolha de acabamentos.

Em se tratando de compra financiada, construir vale muito mais a pena, pois ao acabar uma construção, se obtém uma valorização do imóvel de cerca de 40% sobre o valor investido, o que minimiza a ação dos juros exorbitantes cobrados pelos bancos brasileiros.

FONTE: Soma Urbanismo, G1 noticias, Zap Imóveis.

By | 2018-05-07T10:41:11+00:00 março 22nd, 2018|Mercado imobiliario|

Deixar Um Comentário

ORÇAMENTO VIA WHATSS APP

Quer projetar ou construir uma casa ?

ENVIAR MENSAGEM 
 
11 98127-6395
close-link
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.